sábado, 9 de junho de 2012

CENTENARIO DE JORGE AMADO


Caetano Veloso, Margareth Menezes e Família Caymmi cantarão no centenário de Jorge Ama

A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, quer comemorar o centenário do escritor Jorge Amado (1912-2001) em grande estilo. No mês de agosto, o de nascimento de Amado, a cidade abrigará, entre os dias 4 e 12, shows com grandes nomes da música brasileira dentro do projeto “Amar Amado”. Passarão por lá Caetano Veloso, Margareth Menezes, Família Caymmi e Orquestra Sinfônica da Bahia.

Apesar de ter nascido no município de Itabuna, foi em Ilhéus que Jorge Amado passou sua infância. A cidade, mais tarde, servia de cenário para seus livros, entre eles Terras do sem-fim (1943) e São Jorge dos Ilhéus (1944) e Gabriela, cravo e canela (1958).

Além dos shows, a programação terá o que foi batizado com o comprido nome ‘Beber Amado, Ler Amado, Ouvir Amado, Ver Amado e Amar Amado – Festival Literário e Artístico de Ilhéus’, uma série de eventos e atividades nas áreas de gastronomia, literatura, música, cinema e teatro.

Outra ação bem interessante será a revitalização do “Quarteirão Jorge Amado”, onde estão alguns dos cenários de seus romances, como o famoso cabaré Bataclan, o Bar Vesúvio e a Catedral de São Sebastião. A intervenção – bancada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com a iniciativa privada - incluirá obras de restauro e padronização do uso das fachadas, mobiliário urbano e iluminação.


Fotos: Arquivo Editora Globo

(Danilo Casaletti)

GLOBO TAMBÉM PREPARA NOVELA PARA HOMENAGEAR O O ESCRITOR BAIANO



Globo proíbe axé em Gabriela e prepara esquema especial para lançamento da novela

Já marcada por muita expectativa, a estreia do remake de Gabriela, na Globo, receberá um planejando especial. De acordo com Keila Jimenez, colunista da Folha, o primeiro capítulo da nova novela das onze terá mais de uma hora de duração e deve ir ao ar quase sem intervalos comerciais.


O lançamento ocorre no dia 19 de junho, uma terça-feira. A exibição será logo após Avenida Brasil. Conforme a colunista, as medidas visam compensar o capítulo de quarta-feira, dia 20, que terá apenas 15 minutos de duração por conta do futebol. Por causa desse esquema, a série Tapas e Beijos não será transmitida.

Outra informação de Keila Jimenez diz respeito à trilha sonora. Mesmo se passando na Bahia e contando com Ivete Sangalo no elenco, Gabriela não terá músicas de axé. A ordem na Globo foi a de não colocar nenhuma canção do ritmo na trilha sonora.

No lugar do axé, haverá músicas de Maria Bethânia, Gal Costa, Dorival Caymmi, Caetano Veloso e da própria Ivete, mas em outros ritmos. O remake da história de Jorge Amado é escrito por Walcyr Carrasco e tem Juliana Paes como protagonista.

Globo divulga foto de Juliana Paes caracterizada como Gabriela

Nenhum comentário: