sábado, 9 de junho de 2012

CINE CLUBE DEUSA BRANCA HOMENAGEIA O ESCITOR JORGE AMADO


Portal de notícias sobre o Centenário de Jorge Amado é lançado nesta quinta(8)

Em agosto de 2012, o escritor baiano Jorge Amado - pai de personagens famosos como Gabriela e Pedro Arcanjo, que já teve obras traduzidas para mais de 30 idiomas -, completaria 100 anos. Para celebrar a vida e obra do autor vem sendo realizada, desde agosto passado, uma série de ações comemorativas, que incluem o lançamento do longa-metragem Capitães da Areia de Cecília Amado. 

A programação é endossada por uma comissão formada por membros da família e da Fundação Casa de Jorge Amado. Entre as iniciativas mais recentes, está o lançamento de um portal de notícias, que vai reunir todas as novidades oficiais do Centenário de Jorge Amado.
O site www.centenariodejorgeamado.com.br, elaborado pela Leg Lock Comunicação, empresa do neto João Amado, será lançado nesta quinta-feira(8), às 19h, na livraria Saraiva, com a presença de artistas como Margareth Menezes, jornalistas e autoridades, e vai trazer, além do cronograma de ações comemorativas, entrevistas exclusivas em vídeo, com personalidades como Caetano Veloso e João Ubaldo Ribeiro, que vão falar sobre a importância de Jorge. 

"A ideia do Portal surgiu como uma sugestão de jornalistas que precisavam de um local onde todas as informações referentes às comemorações do Centenário estivessem reunidas", explica Jonga Amado. O projeto "feito a seis mãos", é financiado pela Fundação Cultural de Ilhéus, com apoio do Governo do Estado da Bahia.
 
O Cine Clube Deusa Branca comemora o centenario do Escritor Jorge Amado exibido um grande classico da literatura Brasileira e uma das principais obras do Escitor: "Capitães de Areia".  Apresentação será nesse Domingo, a partir das 19:30h.




 Os "Capitães da Areia" - Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. Abandonados por suas famílias, eles são obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador. Mais atual do que nunca, a história destes personagens imortais da literatura mundial nos emociona e inspira de forma profunda.

Capitães da Areia carrega consigo o DNA da Bahia, através da sensualidade latente mesclada com uma certa dose de provocação insinuante e malandragem. No filme estes ingredientes ganham ainda o forte tempero da sonoridade do sotaque baiano, inconfundível. Tudo para mostrar, em tela grande, a Salvador de Pedro Bala, Professor, Sem Pernas e companheiros. Jovens unidos pela necessidade, todos moradores de rua, que praticam pequenos golpes sem deixar de lado a ética da camaradagem. Todos delinquentes e, ainda assim, cativantes.

É bem verdade que de início o filme assusta, pela velocidade acelerada nas falas e situações apresentadas. O uso constante de gírias locais não ajuda o bom entendimento de imediato, mas aos poucos o espectador se acostuma com o dialeto. É a chave para que possa, enfim, conhecer um pouco mais de cada um dos principais personagens, em especial o carismático Boa Vida (Jordan Mateus), o líder Pedro Bala (Jean Luís Amorim) e Professor (Robério Lima). Todos muito bem caraterizados, não apenas na representação da personalidade de cada um mas, especialmente, nos olhares. Seja carente ou gaiato, apaixonado ou raivoso, é através do olhar que muito sobre os personagens é revelado. Um belo trabalho não apenas dos atores mas também da preparação de elenco, visto que todos foram selecionados em comunidades carentes de Salvador.

Quem também merece destaque é Ana Graciela. Sua Dora surge na história de forma apagada, uma mera menina em meio a tantos garotos com os hormônios em ebulição e acreditando já serem donos do próprio nariz. Aos poucos ela cresce em cena, trazendo doçura a uma trama que, por mais que houvesse a amizade como atenuante, é dura devido à fome e às necessidades existentes. É hora da descoberta do convívio com o sexo oposto, do encantamento, da paixão. O primeiro beijo e as cenas em que Dora e Pedro, como ela o chama, estão juntos são de uma delicadeza cativante. Palmas para a diretora Cecília Amado, pela sensibilidade ao transmitir as várias fases desta história de amor.

Capitães da Areia é um filme que retrata de forma fiel o espírito da Bahia ao trazer uma história de luta fora da legalidade, sem que isto signifique que os responsáveis ajam sem princípios. É exatamente a existência deles e o reconhecimento do sofrimento e das más condições presentes que faz com que os personagens sejam tão cativantes, além, é claro, da personalidade de cada um. Com um elenco afiado, uma caracterização caprichada e uma gostosa trilha sonora assinada por Carlinhos Brown, trata-se de uma bela apresentação ao universo de Jorge Amado.
a sonora assinada por Carlinhos Brown, trata-se de

Nenhum comentário: