quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

IGREJA SÃO BENEDITO: PATRIMONIO HISTORICO E RELIGIOSO DE TUPANATINGA

Igreja de  são Benedito – um patrimônio histórico que deve ser preservado.


As celebrações em homenagem a São Benedito foram realizadas entre os dias 5 e 12 de outubro. A participação da comunidade foi unanime e todos participante sentiram-se maravilhados com o evento religioso. As novenas foram realizadas no pátio ao lado da igreja em noites ventiladas de verão, com a celebração pelo  Pe. Antônio e animação litúrgica dos grupos locais.


A Igreja de São Benedito foi construída nas primeiras Décadas do século XX, a partir da data da doação do terreno para construção em 1938, sendo jacinto Rocha um dos principais doadores. Toda a área em volta pertencia as grandes famílias dos negros descendentes de escravos pertencentes às grandes fazendas da região durante os séculos predominantemente escravagista (Fazenda do capitão Aquino-sitio0 Pilões, Capitão Luiz Paes-Itaíba e capitão Gerson Maranhão de Aguas Belas). 

A Igreja de São Benedito, construída pela comunidade negra predominante naquela época, registra  um momento histórico da historia da nossa gente. Portanto a Igreja de São Benedito representa um patrimônio histórico e cultural da nossa região. Uma ação de importância histórica que deveria ser tombada para preservação histórica, como essa geração ainda foca tão somente os interesses mediáticos infelizmente não será dessa vez que veremos nossos valores históricos, políticos e cultuais sendo integrados no cotidiano atual.  Acredito que se fosse assim nossos valores educacionais contemporâneos se enriqueceriam muito mais. 

Nenhum comentário: