quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

VIAJANDO NA SACOLA MAGICA DA POESIA


Gênero: Memorias Literárias

Lembranças
Dona Adalgisa é uma mulher de 84 anos, que nasceu em 15 de outubro de 1930 e que sofreu muito em sua infância, por ter ficado órfão, mas que conseguiu seguir em frente, não estudou muito, mas sabe ler, escrever e fazer conta muito bem, diferente de hoje que as pessoas têm diversas chances de aprender e arrumar um bom emprego.
            Em seu relato ela conta que naquela época trabalhou muito na roça como meio de sobrevivência, pois as coisas eram bem difíceis e era a única forma de ter o alimento dentro de casa, hoje às pessoas trabalham em empresas, comércios e etc.
            Dona Adalgisa morava em Belo Jardim, ela lembra que: as ruas e as estradas eram de terras, mas hoje provavelmente devem estar calçadas. Em Belo Jardim era muito popular as músicas de Luís Gonzaga e elas tocavam o coração das pessoas, hoje, a gente ver mais outros tipos de músicas.
            Naquela época, as pessoas, vestiam roupas compridas, as mulheres, vestiam vestidos compridos com cinto, para ficarem mais bonitas e os homens usavam ternos ou camisas de mangas compridas, hoje, as pessoas se vestem bem diferente, daquela época, as moças andam quase nuas como se faltasse tecidos nas lojas.
            Ela conta, que naquele tempo as leis eram muito severas e rigorosas bem diferente de hoje em dia, os pais não permitiam que os filhos desobedecem suas ordens e se isso acontecesse seriam severamente castigados.
Naquele tempo, existia muito preconceito, as mulheres não podiam sair de casa sozinha, nem tão pouco, conversar com um rapaz e também não podiam usar roupas decotadas, etc. Seus vestidos eram cobrindo o joelho ou longo para que não mostrasse as pernas. E hoje, tudo isso é permitido.
            Apesar, de dona Adalgisa ter tido uma infância, tão sofrida e não poder se divertir muito, ela tirava, um tempinho livre para brincar com suas bonecas de pano ou de sabugos de milho diferente de hoje, que, as crianças além de ter muito tempo para brincar, ainda tem brinquedos muito bonitos feitos de plásticos e outros materiais.
Autoras: Vanessa dos Santos Silva
                Luana Cristina de Souza
                Islaine da Silva
Série: 7º ano “B”
Professora: Tereza Ferreira


Nenhum comentário: