quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Consciência Política

Por Edezilton Martins
-
Num trabalho escolar da minha filha de 10 anos, ontem, numa interpretação de texto sobre trabalho infantil, havia a pergunta: “o que você entende por consciência”?.. Respondi, sem consultar o dicionário: "consciência é a percepção e entendimento das diversas situações". Complementei a definição ministrando uma aula para minha filha sobre consciência política, consciência ecológica, educação, democracia, ideologia política, etc.

Hoje (15/10) assisti ao filme “O caçador de Pipas”, entendi que consciência é fazer o que deve ser feito. Consciência é obrigação. Consciência é aquilo que fizeram os brasileiros que desafiaram a Ditadura Militar.

No dia da eleição, em Tupanatinga-Pe, os eleitores, por volta das 16h00minhs, fizeram um arrastão pelas ruas da cidade: era gente muito simples... Mas entre eles algumas pessoas destoavam do grupo: um e outro ilustre, gente com todos os dentes na boca. Difícil até pensar?.. Foi uma cena cinematográfica... Para nunca mais esquecer (... o homem despolitizado, mergulhado na miséria, desdentado, perdido dentro do arrastão).

A massa que fazia o arrastão agia como na música de Geraldo Vandré (paródia): “caminhando e gritando e seguindo a multidão, há gente desenganada, amada ou não, quase todas perdidas com calos nas mãos... São todos iguais, desdentados ou não”.

O povo sem consciência política é manipulado pela magia que os ricos exercem sobre os pobres. Tem visão imediata que o torna suscetível a errar nas suas escolhas políticas e pessoais. Um povo, via de regra, vendido ou iludido.
-
Temos uma luta pela frente: junto com desenvolvimento, lutar para melhorar os modos de percepção e de ação do povo. Precisamos educar nossos filhos para que eles não sejam conformados e alienados políticos.
Que nossos filhos, os novos brasileiros, componham o arrastão da difusão da educação e cultura, com promoção da cidadania, liberdade e igualdade. Esta é a revolução de verdade; a vitória dos bons.
-
Este artigo não pretende supor que o povo fez escolha errada na eleição municipal local ; visa somente retratar o comportamento geral.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Blog do Edezilton disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.