sábado, 27 de novembro de 2010

FESTMAT

O papel fundamental da educação no desenvolvimento social amplia-se cada vez mais em decorrência dos avanços no campo tecnológico, científico, político e econômico, indicando a necessidade de se “construir” escolas voltadas as reais necessidades do homem, para a construção de sua cidadania e da sociedade como um todo, podendo favorecer no desenvolvimento de pessoas ativas, críticas, versáteis, dotadas de autonomia e iniciativa para resolver situações-problema.

Para exercer a cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente,etc. Tendo em vista que cidadania significa inserção das pessoas no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura.

Sabemos que os alunos trazem para a escola conhecimentos, idéias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles chegam à escola com diferenciadas ferramentas para, classificar, ordenar , quantificar e medir.

Além disso, aprendem a atuar de acordo com os recursos, dependências e restrições de seu meio e é com base nesses conhecimentos prévios que o educador deve mediar a construção do conhecimento buscando desmistificar uma realidade que é afirmada por Carraher (1995) que a Matemática ainda não conseguiu se desvencilhar do estigma do bicho de sete cabeças, de matéria difícil, de que só aprende quem já nasce com o dom para cálculos, onde Lopes (2001) conclui, qualquer indivíduo, em condições físicas e mentais normais, pode produzir conhecimento matemático, desde que esteja exposto a tal desenvolvimento e se prepare para tal.

A Matemática não deve ser vista apenas como pré-requisito para estudos posteriores. É preciso também que o ensino da disciplina esteja voltado à formação do cidadão, que utiliza, cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina: acompanhar uma pesquisa eleitoral, calcular o salário, utilizar um computador ou até mesmo para comprar pães na padaria. Cada vez mais as pessoas aplicam conceitos números, fazem operações calculam medidas e utilizam raciocínios lógicos para a maioria das ações do seu cotidiano, muitas vezes sem se dar conta. Daí a grande importância da compreensão da Matemática na vida diária.

O mundo em que vivemos, embora não nos apercebamos disto, depende fundamentalmente da Matemática. A Matemática está presente em praticamente tudo em nossas vidas, a sua aplicabilidade já é discutida até em outras Ciências com afirma D’ Ambrósio (1996 : 31).

“A tendência de todas as Ciências é cada vez mais de se matematizarem em função do desenvolvimento de modelos matemáticos que descrevem fenômenos naturais de maneira adequada”.Nesse contexto fica evidente que o professor deve buscar, pesquisar..., meios de se apresentar uma Matemática dinâmica, lúdica, atraente e contextualizada, sendo assim, a Escola Dr. Manoel Borba em parceria com seus professores de Matemática projetou o FESTMAT (Festival da Matemática).

As turmas envolvidas são as 7^as séries, que ficam responsáveis pelo trabalho de pesquisa e exposição sobre o tema do evento e as 8^asséries que participam da gincana, envolvendo conhecimentos matemáticos através de perguntas e atiavidades lúdicas. Critérios como organização, participação, paródia, grito de guerra, animação e caracterização (mascote e nome da turma), além das respostas certas, são utilizados na pontuação que define a equipe campeã.

O resultado é o melhor possível: dedicação aos estudos e envolvimento de todos os estudantes das redes municipal e estadual de ensino do município

Wirander

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