segunda-feira, 5 de março de 2012

A CULTURA POPULAR NORDESTINA FOI VITORIOSA NO CARNAVAL CARIOCA.


Os desfiles das escolas de Samba do Rio de Janeiro inovaram com duas Escolas de Samba defendendo a cultura popular do Nordeste. A Unidos da Tijuca foi a campeã com um  enredo sobre Luiz Gonzaga e a Salgueiro, vice-campeão do Carnaval 2012, defendendo a temática da Literatura de Cordel. Para quem vem acompanhando os eventos escolares em Tupanatinga sabe que estes temas também foram destaques nas nossas escolas, mas não de Samba.

 Sobre Luiz Gonzaga foi desenvolvido um projeto “Encantar com Luiz Gonzaga”  desenvolvido na Escola Estadual Jose Emilio de Melo, no programa TRAVESSIA.  Professores e alunos juntos promoveram uma grande exposição  na Escola  Sobre a arte da música do Rei do Baião, causando muita curiosidade e diversão.
Quanto a temática da Literatura de Cordel, as escolas Eva Cordeiro e Dr. Manoel Borba abrilhantaram suas estandes com o universo literário popular na Feira multicultural, realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, enriquecendo com muita criatividade e bom gosto e informação a cultura dos Nossos Jovens.
E no desfile de Samba do Rio de Janeiro o Rei do Baião comandou a farra. Homenageado em seu Centenário, Luiz Gonzaga foi tema do enredo da Unidos da Tijuca com o Samba:”O Dia em que toda a Realeza Desembarcou na Avenida para coroar o Rei do Sertão.”     

Segundo o Jornal do Comercio, foram 82 minutos  expressando beleza naturais e culturais e que encantou todo Brasil. A Arte do Mestre Vitalino também foi lembrada no enredo e exposta no carro alegórico, contribuindo assim, para o aumento do brilho da Cultura Nordestina a qual mandou bem.    
Já a vice-campeã Salgueiro defendeu o enredo “Cordel branco encarnado”, prestou justa   homenagem ao poeta paraibano José Camelo de Melo Resende, autor da famosa obra clássica da literatura de cordel 'Pavão Misterioso', escrita no final de 1920,
Forró, baião, triângulos, cangaceiros e Marias Bonitas. Todos os personagens magicos   da literatura em folheto, típica do Nordeste do Brasil, foram adicionados ao caldeirão da Acadêmicos do Salgueiro, que levou para a Sapucaí o enredo Cordel Branco e Encantado. Uma característica marcante dos carnavalescos Márcia e Renato Lage é apresentar alegorias grandiosas, como o carro O Julgamento – Entre o Céu e o Inferno, que impressionou pela riqueza dos acabamentos e o contraponto das cores vermelha e branca, defendidas pela escola, com um tom forte de amarelo.(revista Cara)


Nenhum comentário: