quarta-feira, 21 de março de 2012

OS JOVENS TUPANATINGUENSES ADEREM AO MOVIMENTO HIP HOP




O termo Hip-Hop foi estabelecido, por volta de 1968, pelo negro África Bambaataa, inspirado em duas movimentações cíclicas.
A primeira delas estava na forma cíclica pela qual se transmitia a cultura dos guetos norte-americanos. A segunda estava justamente na forma de dançar mais popular da época, ou seja, saltar (HOP) movimentando os quadris (HIP).

Nesta época (década de 60) proliferou-se uma grande discussão sobre direitos humanos e, nesta ordem dos fatos, os marginalizados da sociedade de Nova York se articularam para fazer valer suas propostas na eliminação das suas inquietações. Assim surgiram grandes líderes negros, como Martin Luther King e Malcom X, e grupos que lutavam pelos direitos humanos como os Panteras Negras. E esse ambiente influenciou, bastante, os primeiros praticantes do Hip-Hop. Além disso, a mensagem contida nas letras era informática de alto teor politico-social.

Portanto, juntando a música (Rap), a dança (Break) e a arte plástica (Graffiti) você têm todos os elementos que deram origem ao Hip-Hop.

O Hip Hop, no Brasil, inicia-se na década de 1980 e a cidade de São Paulo apresenta-se como o principal centro desse movimento no país. Foi fundado em 1989 na zona oeste de Fortaleza, capital do Ceará, estendendo-se rapidamente por toda cidade chegando ao interior do estado. Em poucos anos avançou pelo Nordeste.
Hoje em Tupanatinga, Pernambuco, Brasil há um grupo de Hip Hop onde jovens se reuném para praticar a arte preenchendo assim o tempo livre em um abiente saudável e socializador, mostrando a importância da inclusão social e a conscientização do não ao racismo e sim a miscigenação. Atualmente o grupo conta com 20 componentes sendo estes 12 homens e 8 mulheres com idade entre 15 a 29 anos. Fazem encontros três vezes por semana sendo nas quartas-feiras e sábados das 19h às 21h e aos domingos das 9h às 12h e 14h às 16h.
O grupo deixa bem claro que está aberto aos enteressados pela disceminção da arte.

Nenhum comentário: