sábado, 24 de março de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS ALFABETIZADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO


A Secretaria municipal de educação da cidade de Tupanatinga, distante 280 km da capital pernambucana, realizou na ultima quarta-feira 21 de março de 2012 a abertura da formação inicial dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado.  O evento foi realizado no novo ginásio de esportes.

O programa Brasil Alfabetizado (PBA), é voltado para alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.929 municípios. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizados. Tupanatinga aderiu ao programa no ano de 2009, quando o prefeito Manoel Tomé foi ate Brasília-DF assinar o termo de adesão do programa.

A abertura do evento teve inicio por volta das 15 horas diversas autoridades políticos e educacionais estiveram presentes, entre eles o prefeito Manoel Tomé, o vice-prefeito Genecy de Edmundo, a Secretaria de Educação Tiana Rodrigues, a diretora de ensino Maria Gorette, o Secretario de Desenvolvimento Ivanio Tenório, Ação Social Katia Rodrigues, Cultura Eliane Ferro, o Diretor de Ação Social Odair José, e esporte Alexandre Florêncio, o vereador Neném da Baixa grande, os gestores, gestores adjuntos e secretários das escolas municipais, a coordenadora do ISEP Sra. Jasdenir, o consultor e palestrante Eugenio Sales e os alfabetizadores do programa.

Para a secretaria de educação Tiana Rodrigues a formação dos alfabetizadores e coordenadores é de extrema importância para o desenvolvimento do programa, pois visa prepará-los para uma boa atuação nos espaços educativos de forma comprometida com os princípios da Educação de Jovens, Adultos e idosos. Ressaltou a importância do programa para o município, pois foi através dele que o município diminuiu o índice de analfabetismo em 14% e recebeu por duas vezes a visita da consultora Vilma, encerrou seu discurso agradecendo o apoio do prefeito Manoel Tomé.
Em seu discurso, o prefeito Manoel Tomé lembrou que o Brasil Alfabetizado é um dos seus orgulhos. “É uma alegria enorme, mais uma vez, poder trazer para o nosso município o programa Brasil Alfabetizado, onde através dele os nossos jovens e adultos considerados analfabetos vão terem a oportunidade de ler e escrever, trabalhar pelo desenvolvimento de nosso município é uma das metas de meu governo”. parabenizou toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e do Programa Brasil Alfabetizado por executar o programa com muita dignidade no município, que objetiva garantir o direito a educação para pessoas jovens, adultas e idosas.
Para o vice-prefeito Genecy Minervino “O prefeito e todo o pessoal da Educação do município estão de parabéns. Sem dúvida, é motivo de comemorar com alegria. parabéns a todos os alfabetizadores!”,
A coordenadora do ISEP Jasdenir falou da importância do programa, parabenizou o prefeito Manoel Tomé pelo desenvolvimento do município, parabenizou a secretaria Tiana pela bela administração frente a secretaria de educação e encerrou seu discurso ressaltando a importância de participar dessa formação agradecendo a confiança e dizendo que se sente cidadã Tupanatinguense.
Durante o evento aconteceu uma palestra com o consultor Eugenio Sales, onde com um ótimo material mostrou a importância do educador como também o modo de se trabalhar em sala de aula.
A capacitação acontecera durante os dias 26, 27, 28, 29 e 30 de março. Durante esses dias os alfabetizadores e coordenadores irão participar do curso de formação, cujo objetivo é discutir as diretrizes do Brasil Alfabetizado e as ações para o presente ano letivo de 2012.
As aulas do Brasil Alfabetizado  terão inicio na próxima segunda-feira dia 2 de abril.
É Tupanatinga Crescendo e Produzindo.










Nenhum comentário: