sábado, 21 de abril de 2012

PARA MAIORIA DOS BRASILEIROS, A CULTURA É TÃO IMPORTANTE QUANTO SAUDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO.


       
        Pesquisa recente sobre o consumo de cultura no Brasil, comentada por Carolina Santos, do Diário de Pernambuco, de 11.03, revela que 55% dos brasileiros não leu livros, ou frequentou ou foi usuário de qualquer tipo de cultura em 2011. Desta maioria, 65% o que mais gosta de fazer e ver televisão.
A falta de hábitos culturais, como ler um livro ou visitar uma biblioteca, um museu, assistir ao um filme no Cinema, ver uma peça de teatro, etc., é um dos principais fatores que contribuem para os baixos níveis de culturas da maioria dos brasileiros.
A Limitação de circuito cultural no Brasil e a dificuldade de acesso no país dificultam a criação hábitos culturais.
Não ter na cidade, ou bairro nenhum espaço cultura, nem um vivencia cultural na família e principalmente nas escolas, são razões plausíveis que evidenciam uma sociedade desprovida de cultura.
A Boa noticia, segundo a pesquisa, é que a maioria dos brasileiros, ou seja, 56% acha que a cultura é uma área tão importante quanto à saúde, segurança e educação. Outra questão importante é que para 83% dos entrevistados o investimento em cultura pode contribuir para o desenvolvimento econômico.
Também foram registrados vários depoimentos pelas ruas o que confirmam as pesquisas, para alguns entrevistados o governo deveria estimular os que trabalham com cultura. Outros apontam que a má gestão com o dinheiro da cultura provocam desvios de finalidade e quem sofre é a própria sociedade que fica sem acesso a qual quer tipo de cultura.
O Governo de Pernambuco tem intensificado bastante as ações culturais no estado. Através de editais tem dado acesso a vários segmentos, principalmente a cultura popular valorizando os mestres e grupos culturais, resgatando a autoconfiança e contribuindo para realização de um dos mais ricos acervos culturais do País.
Mesmo assim, não se pode confirmar tal plenitude cultural, embora Recife seja considerada a capital da cultura e o Frevo prestes a ser eleito patrimônio da humanidade, parte do interior do estado não tem um sistema cultural que promovam a educação cultural e criem espaços culturais, como cinema, teatro, biblioteca etc..

Nenhum comentário: