quinta-feira, 5 de abril de 2012

ÉTICA E UMA BOA POLITICA


 ÉTICA E UMA BOA POLITICA
 Por Matheus Ferro

Escândalos políticos envolvendo corrupção estão cada vez mais frequentes seja no Brasil ou no resto do mundo. Nossos representantes estão deixando de lado a ética e se beneficiando de dinheiro dos cofres públicos. Nesse contexto, é importante perceber que sem ética não há como fazer uma política justa, livre de roubos e outros delitos.

Antes de tudo é necessário considerar que ética é a parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral ou ainda conjunto de regras de conduta. Quase todos os dias vemos notícias sobre o uso indevido de verbas principalmente no interior do país onde a fiscalização é menor. Segundo o Governo Federal, estados, municípios e entidades fizeram uso irregular de, pelo menos 7,6 bilhões de reais nos últimos dez anos.

Ainda é válido analisar que parte da culpa desse problema é também da sociedade, que além de não fiscalizar, convive com pequenos atos de corrupção como, por exemplo, dar dinheiro a policiais para evitar multas de trânsito. Se quisermos reduzir tais infrações precisamos fiscalizar melhor os nossos representantes e a nós mesmos.

Conclui-se, portanto, que não existe boa política sem ética e que para diminuir a corrupção deve-se haver fiscalização tanto do governo quanto da própria sociedade combinado com punições adequadas para os infratores.






            








Nenhum comentário: