sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CULTURA - CARAVANA DO SESC PERNAMBUCO DESEMBARCA EM TUPANATINGA




Nesse ultimo final de semana, 13 e 14.10.2012, Tupanatinga recebeu a caravana do SESC Pernambuco o qual está realizando pela  4ª vez a Jornada Literária Portal do Sertão, sendo que a cidade de Tupanatinga esta participando pela 1ª vez. 

A caravana então desembarcou na Cidade na manhã de Sábado com poetas, escritores, atores, fotógrafos, técnicos e coordenadores de cultura prontos para dar uma virada cultural na comunidade. Foram varias ações desde as 9hs da manhã até às 24hs. Foi um final de semana nunca vivido em Tupanatinga, comentou varias pessoas que estavam presente nos eventos. 

 No inicio da manha, a criançada conheceu a escritora de livros infantis Lenice Gomes. A escritora lia historias para as crianças, acompanhada de um grupo de atores os quais encenavam os personagens dos livros e aquela manha ficara marcada na memoria de todos os presentes. Poesia recitadas e musicadas abrilhantaram a noite de sábado que a partir das 20h recebia o grupo São Saruê. Os jovens artistas interpretaram obras riquíssimas com muito talento e arte nunca vista antes naquela noite na praça Cel. José Emílio de Melo, de frente a Matriz de Santa Clara. A Presença dos Poetas Chico Pedrosa e Antônio Marinho, fazendo recitais e contando casos e causo foi divertido.

 Professores participaram de oficinas ministradas pela escritora e pedagoga, Carminha Bandeira. enquanto as crianças se divertiam e aprendiam com a Carroça do Encantado e com o Circo dos astros, peça teatral infantil apresentada no Cine clube Deusa Branca. O Encerramento deu-se no bairro FUNDEC com a carroça do encantado com a presença da Escritora Lenice Gomes.
Carroça do Encantado se apresenta em Tupanatinga

A cidade de Tupanatinga recebeu dia 13, às 9h, a apresentação da Carroça do Encantado, na Praça Coronel José Emílio de Melo. A Carroça é um carro de boi adaptado em uma biblioteca itinerante, onde uma trupe de sete artistas utilizam linguagens como contação de histórias, leituras dramatizadas e teatros de bonecas para dar vida aos personagens, convidando o público a participar e interagir.


A utilização dos elementos lúdicos, como os efeitos sonoros e as músicas, estimulam a compreensão do texto literário na obra de Lenice Gomes, transformando o ato de leitura em um momento de prazer e levando cultura a toda a população.

Amanhã de sábado de frente a Igreja Matriz, foi toada pelas crianças as quais divertiram-se e aprenderam bastante.  

Professores de Tupanatinga participam da oficina de sensibilização para leitura com a escritora e pedagoga Carminha Bandeira.



PARADA PARA LEITURA NA ESCOLA  JOSE EMILÍO DE MELO COM AS ESCRITORAS LENICE GOMES E MARIANE BÍGIO.
A tarde de Sábado na escola estadual Jose Emílio de Melo, foi marcada por encontros nunca visto antes, tendo em vista a dimensão e importância da leitura na vida das criânças. Alunos lendo livros juntos com a própria escritora. Lenice Gomes escritoras de obras da literatura infantil e Mariane Bígio, jovem poetisa da literatura de cordel, fizeram daquela tarde um momento único que marcará com certeza a vida dos que se fizeram presentes.

A Praça Cel José Emílio de Melo viveu   uma noite  de  musica  e   poesia.
Sábado, 13.10 .2012, a partir das 20hs, na praça cel. Jose Emilio defronte a Igreja matriz, a apresentação do Grupo São Sarauê, foi um encontro com a poesia recitada e musicada, dramatizada e sobretudo uma apresentação divina que humanizou os corações de muita gente que por privilegio e merecimento estavam ali assistindo a este belo espetáculo.

Jovens talentosos que emocionaram  e se emocionaram como se fosse milagre da própria arte que encanta, emociona, transcende e transporta.

 A segunda atração extravasou. O encontro dos poetas recitadores e de gerações, Antonio Marinho e Chico Pedrosa foi sem dúvida motivo de grande entusiamo. A plateia se divertia  a cada apresentação.


 O nosso público, graça a cultura, está tendo oportunidades de conhecer  algo mais e a partir de então, repensar valores e criar novos hábitos.

 A apresentação  dos  valores da terra, como Liliane Feitosa, recitando poema ao lado do autor do poema, Chico Pedrosa, foi  um momento grandioso. A poeta revelação Juliana,  lendo seu próprio poema também foi  gratificante nesta noite de encontro e de poesia.  Um encontro de poetas, músicos, escritores, técnicos,   articuladores e uma plateia que embora carente de arte  soube reverenciar  o artista com aplausos e atenção merecida.

O Encerramento ficou por conta da casa com apresentação do Samba de Coco Raízes de Tupanatinga.

Domingo, 14.10. O Cine clube  Deusa Branca abre espaço para a arte cênica.



Duas ações foram realizadas no Cine Clube Deusa: 10 h - Luiz Gonzaga em 3 tons - Recital poético interpretou canções do Cantor, como Luiz respeita Januário , Karolina com " K ", Asa Branca e outras mais. 


15 h - O Circo dos Astros da obra de Janice Japiassu - Um dos momentos marcantes desta Jornada Literária foi  essa encenação teatral que enriqueceu mais uma vez o conteúdo cultural  do publico presente, principalmente as crianças 

A Carroça do Encantado chama atenção da criançada do Bairro do FUNDEC
Adicionar legenda

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse evento foi MARAVILHOSO!!! Nós Tupanatingueses ganhamos com esse evento. Em todas as apresentações, a qualidade dos textos, as participações como nossa Professora Liliane, o encanto promivido muito bom assistir tanto as apresentações como o brilho nos olhos da plateia. Temos sede e fome de CULTURA de eventos como esse!!!!