domingo, 14 de abril de 2013

BICHÃO: UM MESTRE ENVELHECIDO MAS QUE AINDA PULSA NO PEITO A FORÇA CRIATIVA.



Um artesão  nato que sempre encantou com sua escultura  rústica em madeira  e  papel, mas também transcendia na pintura tanto em tela, como parede e  madeira. Suas maiores recordações eram quando   pintava em  telas ou em paredes aquelas paisagens em que viajava na imaginação enquanto as pessoas perdiam o tempo deslumbradas ao vê-lo pincelando aquelas maravilhas.

Bichão é Tupanatinguense, filho do falecido Ulisses biquinho, também um dos  mestres do cavaquinho. Neto de uma senhora muita conhecida na Cidade que a todos  atendia por mãe Biu.  Relembramos aqui seus ancestrais para dimensionar a grandeza deste artista que por falta de quem cultive seu valor criativo, encontra-se improdutivo e desencantado com o que tem de melhor e que tanto o identificou que é a sua arte. Sem recurso para compra de matéria prima e sem incentivo algum para comercializar seus quadros e esculturas o mestre teve que esquecer o pincel e buscar alternativas para manter a família. 

O Mestre que ainda sonha em voltar com sua arte reside na rua Padre Cicero,  com esposa e filhos. Ivanildo Paes Barreto, artisticamente conhecido por Bichão justamente por ser um grande artista.

Texto e fotografia: Edimilson  










Nenhum comentário: