sexta-feira, 12 de abril de 2013

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA ELIANE FERRO, BUSCA PARCERIA COM O SESC LER BUIQUE E PROMOVE GRANDES AÇÕES EM PROL DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO NOSSO MUNICIPIO


Desde quando assumiu a Secretaria Municipal  de cultura , a convite do Sr. Prefeito Manoel Tomé, a  Secretária  Eliane Ferro tem-se desdobrado para organização de um pasta que até então nem imaginava-se o que seria e como seria de fato a sua funcionalidade.

Diferente das  demais  secretarias  que já são consolidadas; dotadas de fundos, conselhos e  suas normas regulamentadas , quadros de funcionários  com seus cargos e funções estabelecidas  e recursos e programas governamentais para serem executados.
     
  A Gestora de Cultura Eliane, partiu então do zero e com força e coragem assumiu então este desafio e  com apoio do Prefeito e da comunidade  está aos poucos construindo os pilares da cultura em nosso município.  

Um destes pilares são as parceiras com os artistas, escolas da rede municipal e estadual, e sem dúvida o credito junto ao SESC tem proporcionado varias ações importantes em nosso município,  com as jornadas e exposições literárias,Circuíto de Cinema e apoio aos nossos grupos culturais, como samba de  coco, banda de pífano,  grupo de danças das escolas etc.,  e por ultimo o nosso apoio aos Poetas daqui, homenageando ao poeta e musico JOSÉ LUIZ CAVALCANTE.  
     
   Para Eliane Ferro, grande parte das açoes realizadas  em parceria com  o SESC tiveram como publico alvo os alunos das escolas da rede municipal  e estadual. 




  
 O SESC Ler Buíque em parceria com Secretaria de Cultura de Tupanatinga homenageia o Poeta e Musico Zé Luiz.

O Poeta Zé Luiz e a Professora Liliane deram um  show de talentos na abertura do evento “Poeta daqui” realizado pelo SESC Ler Buíque em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Tupanatinga.

Foi nesta tarde, dia 08.04, na Escola de Referencia José Emílio de Melo, a partir das 13h30, que teve iniciou abertura do Projeto com o tema:  “A Musica no universo da Literatura” onde a professora de literatura Liliane Feitosa   ministrava uma conversação poética com alunos do ensino Médio da Escola de Referencia JEM-PE, ao mesmo tempo em que o  poeta e musico homenageado, interagia e encantava a plateia com a palavra cantada.




 noite, a parir das 19h00, a ação cultural deu continuidade a homenagem no Cine Deusa Branca, onde a sétima arte também contribuiu no universo da musica e da literatura com sua magia de imagem e som, com o documentário Palavra (EN)cantada de Helena Solberg e também direcionado para alunos do ensino médio da EJEM-PE.

Após exibição, iniciou um debate com o tema: “ Musica e poesia: um dialogo fascinante” Participação do escritor José Luiz Cavalcante, professora de Literatura Liliane Feitosa e aluno do Ensino Médio. A Interação dos alunos e a participação de convidados   tornou o debate rico e caloroso.

O Projeto Poeta daqui, objetiva homenagear poetas da localidade que é realizado pelo SESC Pernambuco.  Aqui em Tupanatinga, graças a parceria do SESC Ler Buíque e a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Poeta daqui está homenageando o Poeta e Musico José Luiz.

Nesta terça feira a homenagem continua a partir das 08h30 da manha, no Cine Clube Deusa Branca com o filme São Bernardo, da obra do escritor Graciliano Ramos e as 10h30, uma nova exibição com o filme as sete faces, documentários sobre Carlos Drummond.
 A noite na Biblioteca Municipal, a comunidade está sendo convidada para participar de um Chá Poético onde haverá um papo descontraído com o poeta homenageado” Zé Luiz onde conheceremos além de sua história de vida e poesia.


1º Dia do Projeto Poetas Daqui...movimento na Escola José Emílio de Melo...escola onde estudei e fui professor... Palestra com Liliane Feitosa sobre Literatura e Música, abertura com Jó Cavalcanti coordenadora do Projeto Poetas Daqui do Sesc Ler Buíque... Eliane Ferro nossa Secretária Municipal de Cultura, cantar e declamar para os alunos...e depois vê-los recitar suas poesias foi muita emoção...é a poesia brotando de quebra meu amigo Dílson Cavalcanti adiou sua viagem a UFPE de caruaru só pra nos prestigiar!!! Professora Alessandra França nos dando todo apoio do início ao fim!!!

Comentário do poeta homenageado,Zé Luiz.

Nenhum comentário: