domingo, 21 de abril de 2013

O Ser tão forte sofre demais no sertão.


ASA BRANCA
Quando olhei a terra ardendo
Com a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

 Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração



É  muito bom saber que o Brasil é caracterizado pela sua abundância em mananciais de água, e detém cerca de 13% de água doce superficial do planeta,  2/3 só na Amazônia.
Em maravilho saber que o  Brasil dispõe de grandes reservas como o aquífero Guarani e a bacia do rio São Francisco,
É bom saber também que o Brasil já é  o Pais do Futuro e a fazenda do mundo por garantir uma das maiores produções grãos do mundo.
 É também  preocupante saber que os rios e lagos estão cada vez mais poluídos, já que nenhum dos corpos d’água analisados alcançou nível bom ou ótimo.
Que o sertão Nordestino, está cada vez mais se desertificando  com o empobrecimento  da população em virtude dos período longos da seca,  onde a região vem sofrendo    constantemente   e poder publico cada vez mais demonstrando-se  incapaz de solucionar  de vez com  o problema.
Bonito e fácil de entender: A Seca no semiárido Nordestino é uma questão da  natureza mas em  contrapartida  a própria   natureza criou  rios imersos e submersos cabendo ao homem a sua a utilização deste bem a serviço daquela população, através da irrigação e revitalização, etc.

A situação do sertanejo é deprimente e humilhante. Adaptado a viver o cotidiano do sertão, cuidando do gado, das matas, das cercas, vivendo da colheita incerta, do sol ardente na mata, onde seu meio de transporte é um cavalo, um burro ou jegue, esse homem somente tem esperança em Deus e a resposta de Deus para com este homem é quando o céu de nuvens escuras cobre o amarelão do sol; Aí a vida torna-se humana. Viver no seco sertão não é humano. A Asa Branca voa, pessoas partem, a miséria e a fome habita e a natureza é morta pois nem barulho de vento, nem construção de pensamento, a noite é como cemitério noturno e o mundo parece ser um outro planeta. E é triste ver este homem, sertanejo forte e trabalhador desenganado do seu tempo sem a crença no  progresso pois por aqui pouco  inovou.  
 Se você tem alguma dúvida da real situação troca sua vida e venho hoje pro sertão!!!.
 Edimilson

Nenhum comentário: