domingo, 14 de abril de 2013

SECRETARIA MUNIC DE CULTURA TRABALHANDO NA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA


A Secretária  Municipal de cultura Eliane Ferro anunciou que nos próximos dias estará focando todo seu esforço para a conclusão  da criação do Sistema Municipal de Cultura.

 A Conclusão  do sistema segundo a Secretária, faz parte das exigências do Ministério da Cultura, para sua adesão ao SNC, Sistema Nacional da Cultura.
O SNC é o sistema que estimula e integra as politicas publicas  estaduais e municipais e objetiva descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, explicou a Secretária Eliane Ferro  que também informou ao Blog Conexão Cultural e ao Blog Informativo Municipal que na próxima segunda feira estará em Recife no departamento do Ministério   da Cultura para tratar de assuntos referente a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
O Prefeito do Município Manoel Tomé já assinou a adesão ao SNC em 2011, em contrapartida o Município cria o seu sistema Municipal que consiste na realização de conferência municipal de cultura, realizada em 2009; Criação da Secretaria municipal de cultura em 2011; criação do Conselho  municipal de politicas culturais  em 2012 e  por últimos o Plano e o fundo municipal de culturas, estes ainda em implantação pela Secretaria municipal de Cultura.   
O SNC foi aprovado pelo senado em 2012 e já se encontra em implantação mas sua discussão e  debate com a sociedade vem acontecendo há 10 anos.
Em Tupanatinga o processo iniciou em 2009 com a primeira conferência

 municipal com a participação da sociedade.

Com  a  criação do SMC os  prefeitos poderão dispor de recursos, projetos e programa para atender toda demanda cultural dos segmentos culturais como implantação de salas de cinemas; criação de um sistema municipal de biblioteca para todo o município; espaço para teatro, oficinas culturais, museus, praças para eventos culturais, editais para financiamentos da cultura local,etc.
fórum 07/2012 em Garanhuns e oficina SMC



Conferencia estadual de cultura - 2010

Secretario de  Articulação do MINC,Roberto Peixe, Eliane Ferro-Secult e Teka Carlos  Articulação FUNDARPE

Deputado Federal Paulo Rubens -PDT - Comissão de  Cultura-SNC   Conferencia estadual  de  Cultura-SNC

Sec de Art do MINC - ROBERTO PEIXE
Prefeito Manoel Tomé - !ª Conferencia  de Cultura de Tupanatinga  - 10/2009


Secretária M de Cultura, Eliane  Ferro
 Abertura   da 1ª  Conferencia  Munic de Cultura  de  Tupanatinga
z

Nenhum comentário: