quinta-feira, 25 de julho de 2013

ADEUS DOMINGUINHO

Morre aos 72 anos,  o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.


SELO DOMINGUINHOS (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)Segundo depoimento de amigos como: Gilberto Gil, Wagner Tiso,   Chico Buarque, O Brasil perdeu um dos grandes elos entre a música do interior, do sertão nordestino, e a música da elite. Porque, de alguma forma, o Dominguinhos mesclava um conhecimento absoluto do repertório de todos os mestres do acordeão, assim como tocava e conhecia peças clássicas, de compositores eruditos, coisa que pouca gente sabe. Embora parecesse um artista regionalista, ele era um compositor altamente sofisticado, que elevou a qualidade da música nordestina.

Wagner Tiso comenta:" Tocamos juntos no começo da carreira, nos anos 1960, na boate Dancing Brasil, e depois fiz arranjos para diversas gravações dele. Ele participou de grandes momentos da minha vida, como quando o Astor Piazzolla veio conhecer o Som Imaginário, o meu grupo, e convidamos o Dominguinhos. Lembro que ele ficou encantado com o talento do Dominguinhos."


Nenhum comentário: