sábado, 13 de julho de 2013

DISCURSOS DA CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA

 UMA POLITICA DE CULTURA PARA O MUNICIPIO



CRIAÇÃO DO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA 


Boa Noite a todos,  e antes  de tudo quero  agradecer a presença de todos  vocês e espero que este encontro seja muito proveitoso pois é com muita alegria e expectativa que me vejo neste momento.  Lembro-me que há quase quatro anos realizamos a primeira conferência municipal de cultura, sendo ela a primeira ação a qual  deu iniciou ao processo de criação do Sistema Municipal  de Cultura e também tornou-se um marco importante na idealização e na formão do pensamento cultural em nosso Município.
A  conferência também foi inicio de um grande desafio para todos nós  e continuará sendo por muito tempo. Graça ao apoio do Prefeito Manoel Tomé, toda equipe de governo e o apoiou da comunidade é que estamos aqui realizando a segunda conferência num sinal que tudo está se concretizando e que possamos então passar adiante. Nessa primeira etapa, com apoio do Governo Municipal  e Câmara de Vereadores criamos a Secretaria Municipal de  Cultura que o órgão gestor,  e também o conselho municipal de politicas publicas de cultura. Estas ações representam inicio da institucionalidade do sistema de Cultura o qual é necessário para garantir os recursos e programas para a realização e formação cultural do município.
Com  a visão social e cultural  do Prefeito Manoel Tomé, foi possível a parceira com Ministério da Cultura a qual conseguimos implantação do Cine Clube Deusa Branca o qual está sendo bem utilizado pelos nosso educadores no processo de formação cultural das criança e jovens das escolas municipais e estadual.
A ampliação do nosso principal evento, a tradicional festa de agosto hoje  é  uma das maiores festa  da região, e com a criação do pólo cultural tornou-se um evento multicultural abrindo espaço para os valores culturais locais e para cultura popular como samba de coco, banda de pífano, capoeira, reisado, maracatu etc.
As realizações culturais das nossa escolas também contribuem significada mente para o fortalecimento do sistema cultural do município.
Durante este período, em toda nossa comunidade foi realizado quase que um trabalho antropólogo, catalogando saberes e fazeres culturais em quase todo território. Na área urbana, registramos alguns valores culturais imateriais como os grupos de samba de coco raízes de Tupanatinga, São Gonçalo no sitio canela, A banda de Pífano do sítio Serra dos Dé e a  tradicional  bande de pífano Santa Clara,  O Grupo de Capoeira Nego fujão do Jovem Valdir Félix(Chicaca), os pintores Junior de Zé de Lia, Bichão e Francisco. Neste universo também encontramos  o artesanato de Solange, Socorro, Madalena e Adelma Magalhães, como também ações mais focada como as da Associação dos Agricultores do Sitio Laranjo e por ultimo as do Sitio Gritos e São Félix.
Na musica conhecemos os trabalhos dos irmãos Cláudio e Junior Melo, que junto com Jailson Oliveira, são os tripés da musica dos últimos tempos; Os garotos da banda de Swing, Otacílio Neto, os sanfoneiros Pedro de Zeca e Elias Maluco e tantos outros. Mas há vários músicos ainda a serem incluídos.
Há ainda os poetas, os repentistas, cantadores e aboiadores, jornalistas, fotógrafos, etc.
            São longos e tensos os dias que duram para construção de um mundo melhor. É preciso ter fé e convicção. E preciso acreditar e buscar inspiração, mas acredito que valerá apena, principalmente por que cultura e educação é quem poderá melhorará  as pessoas e consequente o mundo.
            O Poeta cubano Ricardo retamar , disse:” “O ser humano possui duas fomes: uma de pão, que é saciável; e outra de beleza, que é insaciável”.   Sob o pão, o Governo,  socialmente interveio com programas da Bolsa Família,  Luz para Todos,  Minha Casa Minha Vida e outros  programas; 

Sob beleza se entende educação, cultura, reconhecimento da dignidade humana e dos direitos pessoais e sociais como  saúde com qualidade mínima e transporte menos desumano. 
       
            Levantar a bandeira da cultura nos nossos dias significa criar um sistema que cuide dos nossos pensares, dos nossos fazeres e como fazer, dos nossos sentimentos, dos nossos saberes.
            Cultura estimula o senso criativo das pessoas e não estamos somente na era da tecnologia, mas sobre tudo na era do conhecimento e o ser criativo é sem duvida  o homem do presente.
            A arte é sem dívida responsável  por desenvolver no ser humano o sistema de criação, de embelezamento, encantamento e portanto  grande estimulador da auto estima.
            Obrigado a todos.

Eliane Ferro de Oliveira
Secretario Munic. de Cultura.



















Nenhum comentário: