sexta-feira, 19 de julho de 2013

TUPANATINGA: REDE MUNICIPAL DE ENSINO TERÁ DISCIPLINA SOBRE A HISTORIA DO MUNICÍPIO

II CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA APROVA INCLUSÃO DA HISTORIA LOCAL  NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS DA   REDE MUNICIPAL DE ENSINO.



Conhecer a historia do seu Município é conhecer a sua própria identidade. Não se importá-la por ela portanto é uma certificação de ausência de educação e e de principio cívico. Um povo sem identidade , não tem memória, não tem história consequentemente não  é nação, não tem pátria , é nômade.

A nossa Cidade, por exemplo, precisa que seja feita  urgentemente uma pesquisa/estudo antropológico para atualização histórica, politica e cultural.


Durante a II Conferencia  foi feito algum questionamento sobre a falta de conhecimento/interesse  por grande parte da população pela a historia do Município. Poucos se sabe ou se conhece a historia da emancipação politica do Município, o Hino, a formação do Nome. Umas das propostas levantada então pelos conferencistas,  foi a inclusão no currículo das escolas da rede municipal conteúdos/disciplina sobre a historia do Município. Ideia louvável  que deve-se ser aplicada imediatamente. 

E segue abaixo, comentário de Rosilda Cavalcante, uma historiadora, natural de Garanhuns, mas residente em Brasilia(DF), sobre a origem do Município de Tupanatinga:


O Atual território de Tupanatinga estava inserido na Sesmaria dos Aranhas doada ao mestre de Campo Nicolau Aranha Pacheco, que participou da batalha de expulsão dos Holandeses do Brasil. Compreendia 20 léguas de terra na região da atual Garanhuns e 10 léguas na região do Panema (Buíque). 

Na região do Panema formaram-se várias fazendas, uma delas, denominada de Fazenda Grande que pertencia a Antônio Fernandes Aranha e que foi herdada por sua filha Beatriz Fernandes. Tempos depois a propriedade foi adquirida pelo Capitão Rafael de Araújo que faleceu sem deixar herdeiros legítimos. A fazenda foi sequestrada e, em 26.03.1829, arrematada em praça pública sob a presidência do provedor Geral da Comarca do Sertão Dr. Antônio de Araújo Ferreira e Jacobina, pela importância de 510 mil réis. Quem arrematou foi o Capitão Antônio Cavalcanti de Albuquerque Melo, afiançado por Lourenço Bezerra Cavalcanti de Albuquerque. Na Fazenda Grande formaram-se vários sítios, dentre eles o Sítio Santa Clara. Na sede deste sítio foi, anos depois, erigida uma capela sob a invocação de Santa Clara, tornando-se a Povoação denominada Tupanatinga.

penso que quanto a este senhor Felipe Neri deve haver algum engano. O que pode ter acontecido , é que a propriedade tenha pertencido aos Padres da Congregação de São Felipe Neri, uma vez que estes padres se ocupavam de catequizar os índios na região de Pernambuco. Talvez a homenagem a Santa Clara possa ser também uma homenagem a Clara Aranha Pacheco a quem coube parte das terras da Sesmaria dos Aranhas. Mas, ainda é preciso investigar melhor esta história.


Nenhum comentário: