quarta-feira, 18 de maio de 2011

O HOMEM QUE VIROU SUCO, QUINTA NO CINEMA





O filme "O Homem que virou suco", com José Dumont, retrata a exploração da mão-de-obra nordestina na cidade de São Paulo. O filme, que conta a história de um migrante da Paraíba que vem tentar a vida na grande cidade, foi realizado em 1979, durante o período da ditadura militar, e também trata de questões como direitos humanos e liberdade de expressão do povo brasileiro. Com bastante humor, o filme trata do drama de milhares de pessoas que deixam suas áreas de origens, em busca de uma melhor condição de vida. Mostra a discriminação e o descaso da sociedade para com elas. Também mostra como essa mesma mão-de-obra contribuiu para o crescimento econômico do Sudeste, notadamente na indústria e na construção civil. Deraldo José da Silva (personagem de José Dumont) é alfabetizado e tem o sonho de se tornar escritor e poeta. Mas chegando em São Paulo, só consegue subempregos ou serviços desqualificados, sofrendo toda forma de preconceito. Não aceitando tais condições, ele acaba se envolvendo em diversas situações complicadas, ficando marginalizado, como costuma acontecer com muitos migrantes que tentam a vida em uma metrópole. Apesar de todos os obstáculos, ele acaba dando a volta por cima e consegue realizar o seu sonho, o de publicar o seu livro. José Henrique A. de Vasconcelos

postado por Edson_Henrique as 11:31:22 #



• Sinopse


Deraldo (José Dumont), poeta popular do Nordeste, chega a São Paulo sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. Tudo vai muito bem até ele ser confundido com um operário de multinacional, que matou o patrão em uma festa onde recebeu o título de operário símbolo. Deraldo é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão.
O filme aborda a resistência do poeta diante de uma sociedade opressora, esmagando o homem dia-a-dia, eliminando suas raízes.

Informações Técnicas
Título no Brasil: O Homem Que Virou Suco
Título Original: O Homem que Virou Suco
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento: 1981
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Raiz Filmes
Direção: João Batista de Andrade

Nenhum comentário: