quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Festival de Cinema de Triunfo promove encontro de cineclubes




O 4º Festival de Cinema de Triunfo é realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE - e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe, em parceria com a Prefeitura da Cidade de Triunfo e foi realizado no período de 15 a 20.08.2011.
O Evento levantou discussões sobre a importância da atividade cineclubista para o desenvolvimento do audiovisual nacional

A Importância do Cineclubismo no Contexto do Audiovisual Nacional foi o tema da mesa que abriu o 3º Encontro de Cineclubes de Pernambuco. O evento, que integra a programação do 4º Festival de Cinema de Triunfo, contou com as presenças de várias entidades ligadas ao setor.

André Gatti, fundador do Cineclube Oscarito de São Paulo; Antônio Claudino, presidente da Federação Internacional de Cineclubes; Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes; João Baptista Pimentel Neto, presidente do Congresso Brasileiro de Cinema e Sáskia Sá, vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes integraram a mesa do encontro que foi mediada por Hermano Figueiredo.

“Os cineclubes tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento do senso crítico do público”, comentou Carvalho. Ele falou sobre a posição de alguns cineastas brasileiros que não autorizam seus filmes para exibição em cineclubes. “Os recursos que financiam o cinema brasileiro, em sua grande maioria, vêm do governo, ou seja, do nosso bolso. Portanto, o público não pode esperar dois, três anos para ter acesso aos filmes pagos com dinheiro público”, criticou.

Para a vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes, Sáskia Sá, o papel dos cineclubes vai muito além da questão de exibir filmes. “O cineclube é muito mais do que um parque exibidor. É também um espaço para discutir questões sociais ligadas a determinados grupos”, destacou.

A Secretária de Cultura Eliane Ferro, também esteve presente no encontro representando o Cine Clube Deusa Branca, a qual fez um relato sobre as atividades do Cine Clube em Tupanatinga, o qual foi bem destacado.
Em entrevista ao nosso Blog Conexão Cultural ela comentou sobre o festival

CONEXÃO CULTURAL – Qual a importância da participação nossa nesse festival?

ELIANE FERRO – Em primeiro lugar é que hoje temos uma sala de exibição de filmes em nossa Cidade. O Cinema nãoé somente um espaço de laser mas um espaço importante para a sociabilidade das pessoas. Provocar, estimular nas pessoas o debate, discussões, risadas, ou seja um espaço educacional além do muro escolar; E o encontro ampliou, capacitou os que cuidam de Salas de Exibicões em suas comunidades.

CONEXÃO CULTURAL – Quais foram os principais temas abordados no encontro?

ELIANE FERRO - A importância do Cineclubismo no Contexto do Audiovisual Nacional, experiências cineclubistas em Pernambuco, Cineclubismo e Educação, Cineclubismo e Sustentabilidade, Cineclubismo Acervos, Memória, Publicação e Cineclubismo e Relações Institucionais.

CONEXÃO CULTURAL – Secretária, por que Cine Clube, cineclubista?

ELIANE FERRO – o Cine Clube e uma pequena sala de exibição de filmes. O Cineclubista e a pessoa responsável que cuida da parte técnica ou prepara a sala para exibição dos filmes.

CONEXÃO CULTURAL – E o Cine Deusa Branca, como vai?

ELIANE FERRO – Esta muito bem. Graças ao apoio da comunidade, das escolas e do próprio Prefeito Manoel Tomé, o Cinema em nossa Cidade esta sendo um espaço bem explorado. Claro que ainda temos muito que explorar, aprender, etc., mas estamos descobrindo a magia do Cinema e aprendendo ser consumidor desta nobre arte.

CONEXÃO CULTURAL – Quais os dias de exibições ?





ELIANE FERRO –Domingo, terça e quinta e os demais dias são reservados para exibições escolares. Aos sábados estamos levando o cinema aos sítios e distritos do Municípios.

CONEXÃO CULTURAL – Alem de filmes, debates e formação o que mais a Sra presenciou na Cidade de Triunfo onde se realizou o festival ?

ELIANE FERRO – A Cidade encanta os visitantes. Os rios, os passeios, a arquitetura barroca, o engenho que registra grandes fatos históricos e centenários , são maravilhas e riquezas culturais que que valem apenas conhecer. Também foi valida a troca de experiencia, conhecer pessoas, e saber que não estamos sós e mais que tudo é inserir Tupanatinga em todos os cenarios que visem ampliar os horizontes da nossa comunidade, trazendo desenvolvimento e prosperidade para todos os Tupanatinguense.
















Nenhum comentário: