terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012 EM TUPANATINGA - BLOCO DA CULTURA RESGATA CARNAVAL CULTURAL




O Bloco da Cultura arrastou multidão pelas principais ruas da Cidade e colocou movimentos  populares na folia a fim de propagar a cultura viva do Carnval Cultural. Esta é uma das bandeiras da Secretaria Municipal de Cultura que tem o apoio Prefeitura Muinicipal que este ano está divulgando um novo carnaval que agregará valores culturais da nossa Terra.


O Bloco arrastou  os folioes da Avenida para a Pça Cel Jose Emilio de Melo.

Uma das novidades do Carnaval 2012 em Tupanatinga foi à presença forte dos blocos. Além de promoverem a propaganda antecipada do Carnaval, estimularão os foliões e contribuíram para animação geral da festa.

O BLOCO DA CULTURA, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, desfilou no sábado (18) ás 19h, saindo da Avenida 31 de março até a Pça Cel. José Emilio de Melo.

A Novidade do Bloco da Cultura foi inovação temática que objetivou a exposição de um carnaval cultural resgatando a cultura popular e promovendo a diversidade e a inclusão sócio cultural.

Grupo Jaraguá personificando sua importancia cultural no Bloco da Cultura
Já é uma tendência nacional a inclusão cultural nos carnavais. Um dos objetivos é tornar o evento familiar. Para a Secretária Eliane Ferro, o Carnaval de Tupanatinga já uma festa Familiar. Segundo ela, é preciso ampliar mais esta participação principalmente dos blocos para que estes propaguem também o carnaval de rua. Umas das  alas importantes foi com certeza o do bloco doZé Pereira, organizado pelo folião AMARELINHO que já resgata o folclore carnavalesco ha anos com o seu bloco de personagens historica do carnaval: Mula sem cabeça, morto vivo, bruxinha, cãozinho, pirata e o diferencial que é  a performance do Charles Chaplin,etc.


E o bloco da Cultura aglutinou participação diversa da Cidade com a participação dos movimentos culturais da cultura popular: Samba de Coco, Banda de Pifano, Jaraguá, desfile escolar da Escola Eva Cordeiro etc. 


A participação de Criança , Jovens  e pessoas da terceira idade fortalecem as raizes culturais



Escola Eva Cordeiro destaque especial

Escola Eva Cordeiro também marcou presença no Bloco da Cultura e foi uma dos destaques do Bloco.
R4/oSdjH6i0pVo/s400/SAM_1032.JPG" width="400" />
Batucada marcante do Grupo Jaraguá do AMARELHINHO pegou muito bem



BLOCO DA CULTURA NO CARNAVAL 2012
REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA
APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPANATINGA 
Agradecimento especial aos movimentos culturais: Jaragua do Amarelinho, Samba de Coco, Banda de Pifano e a participação especial da Escola Eva Cordeiro Feitos-Dirtora Elisangela Farias.

Nenhum comentário: