segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TUPANATINGA RECEBE PELA 2ª VEZ VISITA DA TÉCNICA DO MEC, SECAD E UNESCO






   No dia 10 de janeiro de 2012 o município de Tupanatinga contou com a visita da técnica do Ministério da Educação/UNESCO e SECAD a Senhora Maria Vilma Fernandes para verificar as experiências que contribuíram para uma redução tão significativa do número de analfabetos no Município. Participaram desse encontro com a técnica a Secretária de Educação a Ilma Senhora Sebastiana Rodrigues do Nascimento Guimarães (Gestor Local), Coordenadores, Alfabetizadores e Alunos do Programa Brasil Alfabetizado, pessoas essas convocadas diretamente pelo Ministério da Educação através do cadastro do Programa pelo MEC. Durante o encontro, todos puderam falar das experiências exitosas com a execução do Programa em Tupanatinga.

  No dia 07 de fevereiro o município de Tupanatinga contou novamente com a presença da Técnica do Ministério da Educação a Senhora Maria Vilma Fernandes, a qual veio construir com o grupo focal constituído pela Gestora Local Ilma Senhora Secretária de Educação Sebastiana Rodrigues membros: conselho do Fundeb, da Instituição Formadora, Gestores Escolares, Coordenadores, Alfabetizadores, técnicos de apoio ao PBA para elaboração do Plano de Trabalho do Programa Brasil Alfabetizado programa voltado para a erradicação do analfabetismo, deixando várias incumbências as pessoas envolvidas no grupo.

   Em seu discurso a técnica do MEC parabenizou a Gestão Municipal na pessoa do Exmo Senhor Prefeito Manoel Tomé pelo apoio, garra, disposição e engajamento por uma Educação de Qualidade e em especial pelo comprimento e responsabilidade com que trata a educação do seu município. Parabenizou a Secretária de Educação a Ilma Senhora Sebastiana Rodrigues pela excelência que vem conduzindo os trabalhos que resultou na diminuição do índice de analfabetismo e todos que fizeram parte do Programa Brasil Alfabetizado, porém esta visíveis nos educadores, coordenadores e na gestão que estão a frente dessa jornada linda que é educar. Sinto-me orgulhosa em poder esta de volta nessa maravilhosa cidade que mim acolheu com receptividade. Declaro também que depois da minha primeira visita ao município retornei a cidade Brasília para um grande encontro com todos os técnicos que visitaram outros municípios para consolidação de idéias, onde todos puderam perceber com eficaz e responsabilidade o comprometimento e o esforço da secretaria de educação que tem sido no sentido de garantir o crescimento constante do numero de vagas da Educação de Jovens e Adultos, possibilitando o pleno acesso à Educação de qualidade e igualitária para todos. E algo que pude perceber é que a educação é prioritária na Gestão do Exmo. Sr. Prefeito Manoel Tomé.

  No dia 08 de fevereiro no Espaço da Casa das Juventudes a Secretária de Educação do município de Tupanatinga a Ilma Senhora Sebastiana Rodrigues do Nascimento Guimarães, como Gestora Local priorizou uma das metas e ações do plano em construção que seria a divulgação do Programa Brasil Alfabetizado. Em sua apresentação salientou a importância do Programa
pedindo o apoio e o compromisso de todos que acreditam na educação como uma das ferramentas indispensáveis para a construção da cidadania. Através do Programa Brasil Alfabetizado , a Prefeitura de Tupanatinga, ampliou o campo de parcerias com a rede municipal de ensino e com diversas instituições que priorizam o social, montando e adequando espaços em todo município para atender com qualidade a clientela.
A consolidação das turmas de alfabetização e o desafio da criação de espaços de atendimento dos que venceram esta etapa, legitima o princípio de que a educação é um direito de todos. Estamos trabalhando focados na reversão destes índices e já podemos ver muitas histórias mudarem para melhor. Valendo salientar que com adesão direta com o MEC ao Programa Brasil Alfabetizado o índice de analfabetismo que era de 52,2%, segundo dados do IBGE (2000) reduziu para 38% segundo dados do IBGE (2010) isto significa que estamos no caminho certo.










Nenhum comentário: