segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DECÁLOGO PARA O JOVEM DO SÉCULO XX



1 - Jovem ser humano: lembre-se de que você é o elo de uma infinita cadeia que jamais poderá interromper-se: você vem de seus antepassados e volverá a ser um deles por sua descendência, na prole incontável do futuro. Procure por isso, compreender os que o precederam, e agradeça àqueles que, antes de você, foram assim para que você pudesse ser o que é hoje, existir. Sem sentir, você será um tranqüilo e transitório instrumento desse passado. Lembre-se de que a marca que o berço traz só é indelével, indestrutível, para aqueles que são enfermos da vontade e da razão.

2 - Procure sempre ser um digno exemplo, seguindo, tanto nos grandes quanto nos humildes misteres, os padrões superiores que verá na família, na escola e na comunidade.

3 - Lembre-se de que a nobreza não reside apenas na riqueza e nas altas linhagens; ela pode existir - e existe! - entre os humildes, pois está na alegria de viver, na serenidade de consciência, na suave abnegação e no respeito ao semelhante.

4 - Empregue sempre a palavra verdadeira que pode ser, a um só tempo, amparo para os oprimidos e lição para os poderosos. Ore pelos que sofrem, pois a oração "é a fortaleza do homem e a fraqueza de Deus."

5 - Dirija, cuidadosamente, sua atenção e a brandura de seu coração para todo o lugar, para todos os que o procuram.

6 - Busque sempre, investindo para um ideal. Certamente, como a floresta que não é convidativa por sua pujança mas pela sombra que oferece, o ideal dará o colorido e perfumará sua vida. Sem medo; se o tiver, perca-o, para encontrar a alegria de achar.

7 - Pense que viver é um benefício que se retribui; a retribuição é uma forma de trabalho; e este acompanha os ruídos da trepidação universal, ungindo de todas as graças aquele que o exerce. Não existe tarefa mesquinha, ainda que possa ser apagada; se a alma dela participa, o labor resulta em opulência.

8 - Há mãos que pensam e cérebros que movem. Procure ser útil pela exatidão que marca a disciplina, a ordem, a eficiência, o desinteresse e a perseverança. O homem útil desconhece o peso da existência e o pavor da hora derradeira. Como peregrino da perfeição, procure confiar em si mesmo, na exatidão de seus propósitos, na simplicidade de seus desejos e de suas ações, na disciplina de seus instintos.

9 - Cabe-lhe, ó jovem do final do século XX, preparar um mundo melhor para os que virão; faça tudo o que puder para que sua influência tutelar não venha, jamais, a ser lamentada.

10 - Observe a mãe natureza: dia e noite, sol e treva, nuvens negras e céu azul, luminosidade e brumas, primaveras e invernias, aragens e tempestades, quebram a monotonia do espaço e ensinam a delícia das recompensas e até mesmo, dão-nos o senso de real felicidade



Nenhum comentário: