segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

II SEMANA MULTICULTURAL DE TUPANATINGA



A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUPANATINGA JUNTAMENTE COM AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PROMOVEM A II SEMANA MULTICULTURAL.

Com o apoio da Prefeitura e do Prefeito Manoel Tomé Cavalcante Neto, que não mede esforços para valorizar a EDUCAÇÃO e a CULTURA do município realizou-se a II Semana Multicultural nos dias 23,24 e 25 de novembro de 2010, na Praça Coronel José Emílio de Melo trazendo a comunidade (urbana/rural) e cidades circunvizinhas para prestigiar as escolas (Centro de Educação Infantil Santa Clara, Ângelo Porfírio de Carvalho, Clarindo de Albuquerque Cavalcante, Cristo Rei, Doutor Manoel Borba, Eva Cordeiro Feitosa, José Albuquerque Maranhão, Paulo Freire e Presidente Tancredo Neves), visitando os stands e assistindo apresentações culturais no palco principal.

O evento contou com presença expressiva tantos dos alunos quanto da comunidade local e visitantes de outras regiões.

A presença das autoridades locais como o prefeito Manoel Tomé Cavalcante, Vice-Prefeito Genecy Minervino e os secretários, o Presidente da Câmara Joaquim Pereira de Almeida e Vereadores, abrilhantaram e prestigiaram com seus discursos a organização do referido evento.

Também prestigiou a festa o gerente da Agencia do Banco do Brasil,Kelsen Ferreira, Diretor da Escola Jose Emilio de Melo, Luiz Carlos Cavalcante e outras autoridades presentes.

Representando o Deputado Isaltino Nascimento, Marcelo parabenizou O Prefeito Manoel Tome, a Secretária de Educação Sebastiana Guimarães e a coordenadora de ensino, Maria Gorette Melo, pela organização e grandeza do Evento. Noticiou as ultimas conquistas do Município como a Casa das Juventudes e implantação do DETRAN em nosso Município que junto a outras conquistas, como os asfaltos da Cidade e a PE 270, academia da Cidade, mudarão a cara da Cidade. Na oportunidade agradeceu em nome do Deputado, a expressiva quantidade de votos recebida no Município.



O Centro de Educação Infantil Santa Clara explorou os personagens da famosa obra de Monteiro Lobato “Sítio do Pica Pau Amarelo” série que marca a infância e molda a personalidade.

A Escola Ângelo Porfírio de Carvalho do distrito Baixa Grande, rebuscou brinquedos e brincadeiras de décadas passadas abordando o tema: “Brinquedos e Brincadeiras a Arte de Sonhar”

A Escola Clarindo de Albuquerque Cavalcante do distrito Mata Verde, buscou despertar a importância da bíblia com o tema: “Histórias Bíblicas”.

A Escola Cristo Rei mostrou o fantástico mundo do circo valorizando a arte circense.

A Escola Doutor Manoel Borba através do Projeto Educando para a Cidadania resgata as danças clássicas e regionais com o grupo de dança Filhos de Tupã (composto por estudantes do município).


A Escola Eva Cordeiro Feitosa abordando o tema: “Natal” desperta nos tupanatinguenses o espírito natalino .

A Escola José Albuquerque Maranhão do distrito de Cabo do Campo trás a Tupanatinga uma réplica do Instituto Ricardo Brennand com o tema: “Brennand Maravilha Pernambucana”.

A Escola Paulo Freire com o tema: “Cultura Pernambucana” retrata a diversidade Cultural de Pernambuco.



A realização deste evento desperta na sociedade a importância das temáticas culturais para enriquecimento educacional. Buscando assim, humanizar mais o ensino através da introdução de novos valores dentro de ações pedagógicas inovadores e centradas numa visão mais holística, formando seres mais críticos e consciente dentro da sociedade. Neste contexto a participação da comunidade deve ser mais precisa.















































































































































Um comentário:

Anônimo disse...

Tupanatinga mostra mais uma vez que tem pessoas capacitadas para promover eventos e entretenimento para a população, sem que haja nessecidade de trazer pessoas de fora; há não ser que seja uma apresentação diferente algo novo. Mas para realizar as aprezentações que vimos na I (2009) e II (2010) semana multicultural não ha essa nessecidade mas infelizmente não é o que acontece, temos pessoas super qualificadas basta uma oportunidade e um voto de confiança para que possam mostrarem suas abilidades.
Por isso vamos aproveitar o que temos procurando sempre melhorar, e deixar que os de fora mostre seu talento mas sem ofuscar o da nossa gente.