quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

LULA DE VOLTA A PERNAMBUCO

Em despedida no sertão, Lula acena para voltar em 2014

"ESTAVAM CERTOS OS NORDESTINOS POR OPTAREM POR DILMA"

Não poderia deixar de registrar este momento. Pernambuco e o Nordeste não serão mais os mesmos depois da transnordestina e da transposição do Rio São Francisco. A implantação da montadora FIAT em nosso estado, já é bonança do que muito virá por aí. (Edmilson-blog conexão cultural)


Na sua última visita ao sertão pernambucano como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva deu sinais de que já está em plena campanha para voltar ao poder em 2014. Na vila rural de Uri, num palanque armado, onde foi recebido ao som de uma sanfona de oito baixos, o presidente entregou, um a um, 113 títulos de casas rurais a agricultores que tiveram suas terras invadidas pelas obras da transposição.

Além de recorrer a um discurso de político que nunca sai do palanque, Lula fez questão de entregar e abraçar os 113 contemplados. Ao lado deles, fez gracinhas que agradou o povão presente e que reagia gritando “Lula, Lula, guerreiro do povo brasileiro”. O presidente segurou crianças nos braços, colocou um pote na cabeça, usou chapéu de vaqueiro e ainda se exibiu ao lado de um rurícola que também só tinha quatro dedos numa das mãos, como ele.


No palco, a cada depoimento deixava transparecer emoção. O “seu” Agenor, de 74 anos, que ganhou o título de uma casa e é beneficiário do programa Bolsa-Família, levou o presidente às lágrimas quando disse que ele (Lula) na campanha havia prometido que o brasileiro podre iria ter as três refeições.


Hoje, presidente, eu sou igual a pinto de granja: como a toda hora”, disse o agricultor. Lula expressou toda a sua emoção num longo discurso em que fez as suas despedidas do povo sertanejo, mas prometendo voltar em 2012, para inaugurar as duas grandes obras do seu governo – transposição do São Francisco e ferrovia Transnordestina.

Ao lado do governador Eduardo Campos e do ministro da Integração, João Santana, Lula disse que a transposição é um projeto do Império que se orgulhava de tirar do papel agora 150 anos após a promessa de Dom Pedro. Aproveitou a ocasião para atacar os adversários do Nordeste quando lembrou que estava fazendo mais uma refinaria na região – a do Ceará – para deixar “os coronéis mais irritados ainda”.


Montadora Fiat abre novo ciclo de desenvolvimento no NE

O governador Eduardo Campos fez um gol de placa, hoje, em Salgueiro, a 500 km do Recife, onde assinou o protocolo de intenção para construção de uma fábrica de automóveis da Fiat. A solenidade marcou o início de um polo automotivo no Nordeste, com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões e que levarão a uma profunda mudança na economia nordestina, especialmente em Pernambuco.



A solenidade ocorreu numa tenda improvisada, instalada próximo ao aeroporto de Salgueiro. A fábrica constituirá o centro do pólo industrial que se formará no complexo de Suape, com moderna arquitetura, empreendimento que envolverá ganhos logísticos e eficiência, além de grande competitividade para o mercado automobilístico do Nordeste



A unidade foi projetada para produzir 200 mil carros anuais, gerando, inicialmente, 3.500 empregos diretos, e posteriormente, vinte mil empregos. O presidente da Fiat para América Latina, disse, no seu discurso, que a empresa reafirmou sua confiança no Brasil ao realizar esse empreendimento em Pernambuco, envolvendo seu maior nicho de investimentos dos últimos anos, algo em torno de R$ 10 bilhões. ‘’A Fiat tem uma história de pioneirismo e sucesso em Minas Gerais, e agora na região e mercado nordestinos’’, disse o empresário Cledorvino Belini. (Fotos Magno Martins)

Nenhum comentário: