terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BANDA DE PÍFANO CULTURAL DE SERRA DOS DÉ



Assim como o Samba de Coco de Tupanatinga, a Banda de Pífano de Serra dos Dé, atravessa gerações e faz parte de uma cultura raiz de uma família que a adotou a arte do pífano desde os primórdios dos anos vinte até hoje. Foram quase três gerações.

Segundo Baia, principal líder da Banda, a primeira formação da banda, foi pelo seu avô, Manoel Constantino dos santos. Mané Catonho (Tocava Caixa de percussão), Zé Trocarto tocava o Pífano, Jerônimo no Pífano, Manoel Araujo pífano, Felix Cavalcante- Caixa, Severino – Zabumba. João gracindo-Pifano, Expedito Ciríaco - Prato, Elias Ciríaco – Surdo.

A Banda começou tocando, hino na Igreja. Depois Novenas e Boqueirão e região. As musicas da época eram o repertorio da Banda, principalmente o Baião e triste partida, mas tocava outros ritmos como a alvorada, matina, retirada, tango, marchas, valsas bendito e musica de reizado, cantiga de cangaço (muié rendeira)

A Família dos Dé adotaram a cultura do pífano e graças a ela, essa arte é uma cultura viva no Sítio Serra dos Dé.

Zona rural da cidade de Tupanatinga, . Serra do Dé, por ser a região nativa da família onde, cerca de 60 a 70 por cento dos moradores são da família dos Dé: Manoel Dé de Araujo, Domingos Dé de Araujo.
Jose de Ar
aujo, João de Araujo, (AVÓ)
Pedro Bezerra de Araujo (PAI)
Manoel Constantino e Jose Trocado (Criadores da Banda)
José Trocado que apareceu com um pífano.

Uma região chuvosa, a mais de 15 km da cidade.

A Banda de Pífano Cultural da Serra dos Dé, nome dado pelos próprios integrantes, Resiste ao tempo e ao descaso para com a cultura popular. Mesmo sem nenhum incentivo, eles mesmo fabricam seus instrumentos, fazem oficinas para ensinar as crianças da localidades, e os aos novos integrantes,tudo isto para que a arte do pífano continua viva pelo menos se depender da família dos Dé, com certeza ela ainda irá longe, é o que assegura com entusiasmo todos componentes da Banda.












Um comentário:

Moises Alcantara disse...

Mas uma vez estamos resgatando a cultura do nosso municipio,assim como o samba de coco do nosso municipio, agora tambem temos a Banda de Pifanos da Serra dos Dé.Parabens por mais este resgate da nossa cultura.