terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CULTURA É VIDA

A Cultura é um processo de civilização entre os povos, pois trabalha a alma e os sentimentos das pessoas. Sendo que a sua, objetividade é a interação, ou seja, as pessoas não devem cultuar o sentimento de exclusão, de melhor ou pior. A consciência critica é o que dignifica um ser cultural. Se você não questiona, não reclama tudo vira banal.


Em nossa Comunidade a cultura está conseguindo ser o centro das atenções há um bom tempo, o que possibilitam outro passo importante que é o das discursões, questionamento e aprofundamentos para sabermos para onde vamos com cada linguagem.


O Teatro, a musica, a dança, a literatura, o cinema, a pintura e o artesão, são linguagens que estamos nos intimidando, conhecendo... Mas para onde levar, que caminhos devemos conduzir a nossa Cultura. O que estamos fazendo está sendo enraizado, construído, institucionalizado, personalizado para prosperarmos, caminharmos dando condições para tenha continuidade e que outros sintam no dever de continuar...

O Fazer cultura exige um quê maior. Muito embora muitos o façam do seu jeito. Mas a cultura não é de ninguém, pois é um bem da própria humanidade. Zelar por este patrimônio é de uma serventia riquíssima e altruística, pois exige grandeza de humildade e simplicidade, pois trabalhar a alma humana exige sabedoria.
                   

Fazer cultura é tecer conhecimentos. É um querer que todos se entrelacem, é o caminho da própria Paz. Unir pessoas e construir nação digna. Fora disso é só circo e pão, ouro de tolo que não contribui nem evolui.

Onde há cultura há paz, harmonia, sentimento de pertencimento, autoestima, nação e cidadania. Há uma consciência sobre a importância do estudo da memoria para identificação e reconhecimento dos povos para uma formação de uma nação mais justa e soberana...
Onde há cultura há Deus, pois ele é a maior fonte de inspiração, criatividade, beleza e estética, atributos indispensáveis ao verdadeiro artista... O amor é atributo final da arte.


Nenhum comentário: