quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O CINE CLUBE DEUSA BRANCA É ANTES DE TUDO UM ESPAÇO SAUDAVEL DE CONHECIMENTO





O Cine Clube Deusa Branca exibira nesta quinta feira, dia 05, uma bela produção cinematográfica. Podemos dizer uma grande obra literária que mergulha na profundeza da alma humana e faz emergir toda grandeza capaz provocar mudanças valiosas na vida das pessoas que é o filme de FERNÃO CAPELO GAIVOTA.
São estes e outros bons filmes produzidos dentro de um contexto de formação educacional, que o Cine Clube Deusa Branca tem exibido desde sua inauguração. Mas a nossa sociedade ainda é carente de sensibilidade cultural e ainda ela é muito pouca explorada pelos nossos agentes educacionais.
Grandes filmes de todos os gêneros tivemos o prazer e orgulho de vê-los exibidos na tela do Cinema em nossa Cidade.

O Filme Corisco e Dadá que além de dar-nos a oportunidade de conhecer a historia do cangaço no Nordeste, a origem de como começou a formação da nossa região sempre cheia de crueldade e abandono politico, a seca como bode expiatório, deu-nos também a nitidez de conhecer a grandeza do nosso Sertão, as mais belas paisagem das margens do Rio São Francisco e sobre tudo a fortaleza da alma do homem sertanejo.
Foram vários filmes nesta dimensão como, por exemplo: Deusa é Brasileiro, Baile perfumado, Deus e o Diabo na terra do Sol, Tapete Vermelho, O Homem que desafiou o Diabo, A Guerra de Canudo, Abril despedaçado, etc.

São tantos... Durante a exibição destes filmes muita gente bacana compartilhou jovens e adultos, todas as idades.

Os nossos jovens ainda estão muito aquém da Cultura, basta ver a distancia que os separam da biblioteca, das discursões de opiniões. É inadmissível um jovem entrar na Escola aos seis anos, chegar ao ensino médio, passar para faculdade e não ler livro algum, a não ser os didáticos e muitas vezes não os lê.

Precisamos participar mais, interagir e deixar de ficar roendo os dedos, remoendo. O Cinema, a Biblioteca, o teatro, a musica fazem a vida ficar mais bela. Este estado de contentamento é diferente do conformismo proporcionado por outras manifestações populares. Falamos de um contentamento de satisfação pessoal, pelo aprendizado inteligente que estimula e encoraja.
Esperamos que e educação e cultura encontrem sua unicidade e se fortaleçam aí a mediocridade, o fisiologismo, a hipocrisia, o imediatismo, a covardia, o medo, a tirania senão se acabem, pelo menos diminuam.

Nenhum comentário: