sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MUNICÍPIO DE TUPANATINGA RECEBE VISITA DE CONSULTORA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECADI E UNESCO






      A educação do município de Tupanatinga vem se destacando em todo o território nacional, a diminuição do índice de analfabetismo do município também vem sendo destaque.

    Ontem 10 de janeiro de 2012 o município recebeu a visita da senhora Maria Vilma Fernandes de Lucena Técnica do Ministério da Educação, ela que veio da cidade de Brasilia-DF para parabenizar e levar experiencias adquiridas com a educação do município.

     Em conversa com o blog Conexão-Cultural Vilma disse que ficou encantada em conhecer o município de Tupanatinga, parabenizou o prefeito Manoel Tomé e a secretaria de Educação Tiana Rodrigues pelo belo trabalho que vem desenvolvendo na educação municipal, a técnica ainda em conversa disse que as boas experiencias adquiridas aqui em Tupanatinga vão serem utilizadas em outros municípios do território Brasileiro. Encerrou o nosso bate-papo falando de uma parábola da semente do milho comparando Tupanatinga ao fazendeiro. 

segue a parábola:
“As melhores sementes”.
Um agricultor, participava todos os anos da principal feira de agricultura da sua cidade.
O que acontecia de mais extraordinário é que ele sempre ganhava, ano após ano, o troféu: MILHO DO ANO.
Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. O seu milho era cada vez melhor.
Numa ocasião dessas, um repórter do jornal abordou o empresário após tradicional colocação da faixa de campeão!
Ele ficara muito intrigado com a revelação do empresário de como ele costumava cultivar seu qualificado e valioso produto.
O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava boa parte das melhores sementes da sua plantação de milho com os seus vizinhos.
- Como pode o senhor compartilhar suas melhores sementes com seus vizinhos, quando eles estão competindo diretamente com o senhor?
O fazendeiro respondeu:
- Você não sabe? É simples. O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de campo para campo.

Se meus vizinhos cultivarem milho inferior ao meu, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho.
Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudá-los a cultivar o melhor milho, cedendo a eles as melhores sementes.
Parabéns ao prefeito Manoel Tomé, a Secretaria de Educação Tiana Rodrigues e todos que fazem a educação de Tupanatinga por estar a cada dia sendo destaque em todo o território nacional.


NA ULTIMA QUINTA-FEIRA EM FORMA DE AGRADECIMENTO A CONSULTORA DO SECADI/ MEC/ UNESCO ENVIOU UM OFICIO DE AGRADECIMENTO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TIANA RODRIGUES E A TODOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO MUNICIPAL:


Prezada Tiana,
Secretaria de Educação do Municipio de Tupanatinga-PE


Agradecemos a receptividade da equipe do municipio e a participação ativa e comprometida de todos os atores que fizeram parte do grupo focal, realizado no dia 10 de janeiro de 2012.
Conforme já explicado durante a oficina e conforme e-mail enviado pelo MEC, "a seleção do município para realização desse trabalho deu-se em razão dos índices de analfabetismo verificada na última década neste municipio. a proposta é que este trabalho venha, apartir do levantamento de informações sobre as ações exitosas de alfabetização, a contribuir para o fortalecimento da politica pública da educação de jovens e adultos, através do acesso á educação, permanecia e continuidade da escolarização de jovens, adultos e idosos".
Colocamo-nos á disposição para apoio técnico em relação ao PBA no que for necessário.


Atenciosamente,
Maria Vilma Fernandes de Lucena
Consultora SECADI/MEC/UNESCO
Por Wanderson Almeida - Diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tupanatinga

Nenhum comentário: