quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tupanatinga prepara-se para campanha de vacinação contra a gripe



A secretaria de saúde de Tupanatinga está convocando as gestantes, pessoas a partir de 60 anos e crianças de seis meses a menores de dois anos de idade para a vacinação contra a gripe. 

A campanha terá início no dia 5 de maio (o dia D) e estenderá até o dia 25 do mesmo mês. A vacinação para quem precisa de proteção abrangerá todas as unidades de saúde do município. É necessária, no entanto, a apresentação do cartão de vacinação.

Para Tupanatinga, foram disponibilizadas um pouco mais de 2.800 doses da vacina. A meta é que sejam imunizadas essas pessoas, tendo como meta mínima 80% do público alvo.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Fabiola Fragoso, é importante que a população vá até o posto de saúde mais próximo da residência, durante a campanha para que não ocorram imprevistos após o período de imunização. A participação da população é importante para o sucesso da Campanha, em especial o público alvo. As crianças que receberam as duas doses da vacina contra a gripe no ano passado receberão apenas uma dose este ano. Por isso é importante que os pais fiquem atentos ao cartão de vacinação de seus filhos. “As vacinas já estão disponibilizadas à população nos postos de saúde da cidade e dos povoados. o Dia “D” da campanha será o dia 5 de maio, onde também contaremos com equipes de vacinação atuando nas unidades de saúde da família e em postos montados na academia das cidades e próximo ao hospital”, disse a secretária.

A vacina não é recomendável para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo, utilizada na sua fabricação, ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é necessária a busca por avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.

É TUPANATINGA CRECENDO E PRODUZINDO

Por Wanderson Almeida – Diretor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Tupanatinga-PE

Nenhum comentário: