sábado, 15 de setembro de 2012

Tupanatinga há caminho do sistema de financiamento da nossa cultura


Em Tupanatinga, o processo de criação do Sistema Municipal de Cultura, começou com a realização da primeira conferencia municipal de cultura, em outubro de 2009, pela Prefeitura Municipal, coordenada pela Professora Eliane Ferro, diretora de cultura, na época, com a presença de mais de 250 convidados: professores, autoridades politicas, movimentos culturais, etc.

Após a realização da conferencia deu-se inicio as etapas seguintes: Criação da Secretaria Municipal de cultura, conselho de politicas publicas de cultura e por ultimo, o fundo e o plano os quais estão em andamento.

Varias ações realizadas pela secretária foram necessárias para construção da institucionalização da cultura em nosso munícipio, fóruns, debates, conferências estaduais e regionais envolvendo as linguagens artísticas do município. Criação de associações e revitalização de alguns segmentos culturais, como samba do coco, banda de pífanos, capoeira, musica, dança etc.

O Governo municipal, depois de criada a secretaria municipal de cultural, deu sinal positivo para as criação do sistema Municipal de Cultural, que integrada ao sistema nacional, tornar-se-á uma valiosa conquista para financiamento cultural e desenvolvimento humano nunca visto na historia. Esta grande conquista deve-se aos brasileiros que nunca se cansaram de acreditar em grandes mudanças nestes país necessária e devida. Jose Edimilson, foi um incansável nesta luta, desde jovem sempre acreditou que somente a partir da justiça e sobretudo, da educação e da cultural é que se construirá uma nação livre, prospera e soberana. Fora disso, é tirania, injustiça e miséria.

Todos os países desenvolvidos possuem seu sistema de cultura. O Brasil é um dos países mais rico em diversidades e há muitas décadas seus valores só capengavam. A ditadura militar em 64, foi um movimento cruel e violento cujo o objetivo era esfacelamento de toda força criativa que mais produziu arte em todo tempo.

Pois bem, a partir de janeiro 2013, todos os municípios que estiveram em dias com a regulamentação exigida pelo Ministério da Cultura, muitos já poderão participar dos programas culturais: mais cultura, cultura criativa, etc.

Nenhum comentário: