sexta-feira, 7 de setembro de 2012

ALDEIA DO JULIÃO

Aldeia de Julião é uma das dez aldeias existentes no território indígena pertencente aos índios Kapinawá. Uma extensão de terras com 12.403 há, localizada nos Municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim, sendo que sua maior extensão está situada em Tupanatinga.

Toda esta área tem beleza e riquezas ambientais impressionantes.  Sábado 01/09, O Blog conexão cultural organizou um pequeno grupo também curioso em conhecer um pouco mais da nossa historia indígena e da beleza rustica e campestre que são as maravilhas dos picos, montes e serras cravados num espaço azul, infinito e intacto. Protegidos pela própria natureza e a assegurados pelas leis que garantem a soberania do índio na sua própria aldeia.


Conhecemos de perto o pico do Julião. O mais alto e mais conhecido. 

Uma das principais a ventura é subir até o pico em cima, seguindo trilhas e descansando em varias cavernas existentes até chegar ao alto. 

Uma das  primeiras cavernas é Caverna da  conceição, segundo Leonardo, morador da aldeia, a caverna tem esse nome devido ter sido por muitos anos morada de uma índia com o nome de conceição. A Paisagem é linda, o ambiente e os causos remetem-nos a um mundo e épocas muitos distantes. É Fascinante como a historia está tão próxima da gente.

Devido o horário e o tempo muito quente, não foi possível seguir adiante, mas haja tempo e disposição para registramos tudo que está em volta da gente. Cada passo é numa eternidade.
São cinco picos que nos rodeiam. Parecemos estar diante de rinocerontes. Pico da 

Nenhum comentário: