domingo, 2 de setembro de 2012

Eleições e sua importância


Apesar do excesso de partidos políticos, as eleições municipais são importantes, particularmente, para sustentar o regime democrático no Brasil.

É certo que pagamos um preço elevadíssimo para manter a democracia, no entanto, os prefeitos e vereadores, em última analise, são os legítimos representantes do povo, na esfera municipal.

Por outro lado, temos o eleitor que é a matéria prima do candidato. É o eleitor que detém o poder político, e o exercitará através do voto.

Mas as eleições municipais que se aproximam, revestem-se de uma importância ainda maior, pois irão construir a base das eleições que ocorrerão em 2014.

Daí decorre o cuidado que o eleitor deverá ter ao escolher o prefeito municipal e vereador, para que tenhamos no comando municipal dignos representante do povo. O vereador tem uma missão que não se pode delegar a pessoas despreparadas para lidar com coisa pública.

O eleitor  encontra-se diante de inúmeras opções, tanto de partidos políticos como de candidatos. Por isso deve analisar de forma especial e inteligente, a fim de evitar erros na escolha. Toda as cidades Brasileiras estão tendo oportunidades de crescimento,  diante da situação que caminha o País que cresce e prospera economicamente. Portanto devemos escolher  administrador que tenha capacidade e compromisso politico em colocar a cidade no patamar condizente com a grandeza do seu povo para que   o povo tenha igualdade e oportunidade merecida.

Não basta votar. É preciso saber votar, exercendo com consciência um dos direitos políticos importantes ao sistema democrático.

Vale analisar cada partido e cada candidato, sua coerência e seu passado. A política não pode ser entendida como um “trampolim” para poucos, que ambicionam ganhos e vantagens pessoais, no campo material.

Não conhecemos nenhum administrador público que tenha saído mais pobre do que quando entrou, mesmo aqueles que durante a campanha tenham alegado que estavam se candidatando para devolver parte do que a cidade lhes deu.

Não se deve nunca vulgarizar o ato de votar. Não se trata de uma manifestação qualquer, mas do exercício do direito de escolha de seus representantes. Por isso, esse ato democrático deve revestir-se de enorme responsabilidade, para não ter que lamentar depois.

O  prefeito  eleito deverá ter a visão de que a transformação que deve passar a cidade, irá proporcionar melhor qualidade de vida ao seu povo, mas por pouco tempo, especialmente no tocante na mobilidade urbana.

Ele deverá estar à frente do seu tempo.

Vamos procurar votar bem, pois temos ótimas opções de escolha, para que tenhamos um novo amanhã, com mais qualidade de vida, que é o que todos almejamos.


*OTACILIO PERON - Advogado da CDL e FCDL

Nenhum comentário: