sábado, 15 de setembro de 2012

MARTA SUPLICY ASSUME O MINISTÉRIO DA CULTURA



Presidenta Dilma Roulsset 
A presidente Dilma Rousseff convidou nesta terça-feira a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para exercer a função de ministra da Cultura, no lugar da artista e compositora Ana de Hollanda, que estava no cargo desde o início de 2011.
Ex-Minc-Ana  de Holand

 Ana anunciou sua saída, nesta terça-feira, em audiência no Palácio do Planalto. Logo depois da audiência, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota destacando que presidenta agradeceu à ministra “o empenho e os relevantes serviços prestados ao país” à frente da pasta. 

 A nota registra ainda que Dilma manifestou a confiança de que Marta Suplicy, “que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado”, dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos que estão transformando a área da cultura nos últimos anos. A posse está marcada para as 11h da próxima quinta-feira (11). (ABr)




Marta Suplicy toma posse e promete trabalho

Marta Suplicy e a presidenta Dilma Roussef

Na solenidade a ministra destacou o papel da cultura como identidade do povo brasileiro


Em clima de cordialidade e tranquilidade, Marta Suplicy assumiu hoje o comando da pasta do Ministério da Cultura, durante cerimônia de posse realizada no Palácio do Planalto, diante da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Em seu discurso, a nova ministra agradeceu o convite da presidenta e destacou o papel da cultura como identidade do povo brasileiro.

“Existe também a realização de trabalhar numa área que aprecio e sei de sua relevância. Mas, mais que tudo, é trabalhar sob o comando de uma mulher forte, arretada e competente, a quem admiro e com quem dialogo muito bem”, disse Marta Suplicy.

A nova ministra elogiou seus antecessores Gilberto Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda, a quem dirigiu palavras de carinho pela sua determinação e coragem que demonstrou à frente do Ministério. “Coragem e determinação eu também vou precisar ter”, pontuou.




Avanços

Marta Suplicy falou sobre os avanços da pasta da cultura desde o governo Lula e homenageou o peemedebista e presidente do Senado, José Sarney, pela sua visão inovadora ao criar o Ministério da Cultura e pensar a primeira lei de incentivo à cultura, a chamada Lei Sarney.

A presidenta da República Dilma Rousseff, em seu discurso, afirmou ter certeza de que Marta Suplicy reúne as qualidades necessárias para conduzir o ministério.

“Tenho certeza de que a ex-senadora e ex-prefeita, minha amiga e companheira Marta Suplicy está à altura de levar à frente o Ministério da Cultura, transformando, a cada momento, a cultura numa prioridade central do meu governo”, disse a presidenta.

A ex-ministra Ana de Hollanda fez um balanço de sua gestão, destacando ações como a Economia Criativa, Pontos de Cultura e outras atividades que segundo ela, têm feito a diferença na gestão da cultura no Brasil.

Ana lembrou que o governo Dilma “é um governo de continuidade” em relação à gestão do presidente Lula. Assegurou que Marta Suplicy tem sensibilidade, capacidade e que reúne todas condições para exercer o cargo.

Estudar o Ministério da Cultura

A ministra antecipou que vai se dedicar, inicialmente, sobre a aprovação do Vale Cultura – que irá beneficiar, com R$50,00 por mês trabalhadores com carteira assinada que recebam até cinco salários mínimos, para a compra de livros, ingressos de shows e filmes etc.



“Vou me debruçar sobre o Vale Cultura e vamos ver se a gente consegue aprovação na Câmara, porque, junto com a aprovação, ontem, do Sistema 



NacioTexto: Waldemar Gadelha, Ascom/MinC)
 (Fotos: Lula Lopes)

Marta Suplicy é a nova ministra da Cultura

Cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira, 13/09, no Salão Oeste do Palácio do Planalto

Em seu discurso de posse como a nova ministra da Cultura, em cerimônia ocorrida no Salão Oeste do Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 13, Marta Suplicy disse que a partir do governo Lula o Ministério da Cultura mudou paradigmas e  se organizou com uma nova estrutura e visão nacional.

“Passou a ter uma visão da complexidade que é a nossa herança cultural e a importância da participação da sociedade na política cultural brasileira”, destacou Marta Suplicy.

A nova ministra enalteceu o valoroso trabalho dos ex-ministros Gilberto Gil, Juca Ferreira e Ana de Hollanda.

A solenidade de posse contou com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, da ministra-chefe da Casa Cilvil Gleisi Hoffmann, do presidente do Senado José Sarney e da ex-ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

Marta Suplicy lembrou que o Brasil tem a cultura como identidade e que é esta riqueza diversificada, fruto da miscigenação tupiniquim, que irá aprofundar para deixar uma marca cultural no governo da presidenta Dilma. “Sabemos o quanto usufruir e criar cultura pode alterar a qualidade da existência de cada pessoa”.

Também pediu aos parlamentares da Câmara, presentes na cerimônia, o mesmo empenho dos  senadores que aprovaram a PEC do Sistema Nacional de Cultura, a aprovação do Vale Cultura, que segundo a ministra “fará uma revolução na vida do povo brasileiro, assim como incentivará a produção cultural. Muito ajudará na sinergia da política cultural nas três esferas federativas”.nal de Cultura, estaremos dando um passo gigante”.

Texto: Waldemar Gadelha, Ascom/MinC)

Nenhum comentário: